segunda-feira, 14 de março de 2011

DESCONSTRUÇÃO DE UM MITO

Os acontecimentos históricos nem sempre são nos passado como eles realmente aconteceram e, cabe a nós aceita-los ou não.
Alguns episódios da nossa história servem como exemplo de construção. Por exemplo: O DESCOBRIMENTO DO BRASIL, A IMAGEM DA INDEPENDÊNCIA, A VITÓRIA DAS TROPAS BRASILEIRAS NA GUERRA DO PARAGUAI ETC.
Nunca devemos deixar de perceber que a história é construída por vencedores, enquanto que os perdedores são enterrados em algum lugar no passado.
A transição da monarquia para a república é a prova concreta de uma história construída para atender interesses de uma classe dominante. Ou seja, neste momento de transição do regime os políticos da época sentiram-se obrigados á  criarem valores republicanos que atingissem em cheio a consciência popular. Alguns símbolos, alegorias, rituais e mito foram construídos e aceitos pela população, como foi o caso do maior símbolo nacional. Referência:  PAULO MICELI (1994)-   “O HERÓI NACIONAL TIRADENTES “.
Após um árduo trabalho, o novo regime criou um herói e, este herói teria que apagar o brilho de D. PEDRO 1, ele  deveria entrar na cabeça e no coração do povo. Um rosto foi  construído, cabelos e barbas longas, um olhar penetrante, bonito, a figura escarrada de JESUS CRISTO.
Há imagem que nos foi passada de TIRADENTES, é que ele foi sacrificado e deu sua vida em prol  do  futuro  do país. Porém nos últimos anos, historiadores apresentaram detalhes que podem contribuir para a desconstrução do mito.
Tiradentes não foi líder da inconfidência mineira, e também não tinha a aparência de Jesus Cristo, isto já é fato consumado, nem era uma pessoa cordial e não tão pouco carismático, como nos foi passado a sua figura. Todavia, existe há hipótese que Tiradentes não foi enforcado no largo da lampadosa e que, no seu lugar foi executado um marceneiro que havia roubado uma igreja. Tiradentes teria sido retirado da cadeia por membros da maçonaria e sido enviado para Europa e, após três anos á sua suposta morte aportou na ilha da madeira, se tornou comerciante e constituiu família.
Infelizmente ainda hoje é passado aos alunos do ensino fundamental que, JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER (TIRADENTES) foi o grande herói da inconfidência  Mineira. Enfim a verdade é que, a imagem e seu feito  não passou de uma construção, para atender interesses de um novo regime.

2 comentários:

  1. Por que certa curiosidade histórica é encarada pela expectativa religiosa como uma cruel agressão a fé? Talvez isto esteja a protegê-la de uma situação desagradável. Se for assim, de nada adiantarão seus cuidados.
    “[...]. Porque não há coisa alguma escondida, que não venha a ser manifesta: nem coisa alguma feita em oculto, que não venha a ser pública”. (Marcos 4: 38-21)

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir
  2. Por que certa curiosidade histórica é encarada pela expectativa religiosa como uma cruel agressão a fé? Talvez isto esteja a protegê-la de uma situação desagradável. Se for assim, de nada adiantarão seus cuidados.
    “[...]. Porque não há coisa alguma escondida, que não venha a ser manifesta: nem coisa alguma feita em oculto, que não venha a ser pública”. (Marcos 4: 38-21)

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

    ResponderExcluir