terça-feira, 26 de abril de 2011

DITADURA EM CIMA DE DITADURA

O fim da monarquia CZARISTA  se deu em 1917 com a queda de “NIKOLAI NIKOLAEVICH PUDENCHR”- czar- Nicolau II – o último imperador da Rússia, devido a vários fatores: econômicos, políticos e sociais. Greves de trabalhadores rurais e urbanos assolavam o país onde, 80% de sua economia concentrava-se no campo (produtos agrícolas). Trabalhadores viviam em extrema miséria, pagando altíssimos impostos para manter o sistema Czarista no poder.
Czar Nicolau II, foi um governante autoritário, absolutista temido por todos, chegando a ser apelidado de “NICOLAU O SANGUINÁRIO”, devido a tragédia de KLODINKA, pelo domingo sangrento ocorrido em 1905 em  SÃO PETERSBURGO, onde Nicolau ordenou a seu exército fuzilar milhares de manifestantes, e pelos fatais progions anti-semistas ocorrido durante seu reinado. Também numa forte demonstração de poder absoluto os marinheiros do encouraçado POTINKIN foram fortemente reprimidos, e foi a partir desse episódio que começou a formação dos Soviéticos a (organização de trabalhadores Russos) sob a liderança de Lenin. Os bolcheviques começaram a preparar a revolução socialista, mas foi em 1914 que marcou o passo fatal em direção a primeira guerra mundial, a revolução e a  consequente queda da dinastia Romanov, pois gastos com a guerra agravou ainda mais a situação econômica do país criando uma maior insatisfação da classe operária, onde grupos de trabalhadores se transformaram em grandes centros de debates políticos. E foi através destas pequenas organizações que a revolução se tornou possível instituindo um  novo poder na Rússia e, em 1917, chega ao fim a monarquia e Nicolau II é retirado do poder, assumindo KERINSKI (MEUCHEVIQUE) provisoriamente. Porém pouca coisa mudou com Kerinski no poder ai os BOLCHEVIQUES liderados por Lenin, fizeram uma nova revolução em outubro de 1917, cuja bandeira levantada por eles era: PAZ, TERRA, LIBERDADE E TRABALHO, consolidando assim a socialismo
Segundo alguns pensadores depois de consolidada á revolução as teorias socialistas se confrontaram com desafios mais imediatos distanciando assim os princípios pautados por MARX E ENGELS. O Estado ficou cada vez mais forte, impedindo o florescimento de uma sociedade comunista.
Lenin articulou uma ditadura do proletariado para salvar a revolução; ele fez a revolução para instalar a ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário